Close
Skip to content

SSD: realmente vale a pena investir?

ssd kingston de alto desempenho
SSD 120gb Kingston é campeão de vendas

A anos buscamos melhorar o desempenho de nossas máquinas com pouco esforço ou investimento / gasto de dinheiro. E nos últimos anos, somente um investimento tem valido a pena: instalar um SSD.

Trabalho com TI e manutenção desde 2001 e passei por várias tecnologias: desde o uso de computadores com processadores Pentium 100 com 32MB de memórias, passando por discos ATA, Sata, SAta II e finalmente os SSDs.

Foi um passo a passo, com vários degraus de desempenho até o patamar dos discos de hoje: São lidos muito mais rapidamente do que os discos anteriores. No mínimo 10X mais rápidos!

Estes discos são muito mais rápidos do que os anteriores, mas esbarram em uma barreira: o custo do MB que você paga por tanto desempenho.

Mas vale a pena este investimento por desempenho?

Eu já montei muitos computadores e realmente, em termos de custo benefício, facilidade e retorno, o SSD tem sido o melhor investimento: melhora tanto PC quanto Notebook e precisa de poucos detalhes para ser adaptado em ambos.

O meu uso tem sido extenso e a conclusão que cheguei é de que com SSD seu computador pode ter de 3 a 10 anos de uso a mais. Além do desempenho que gera mais horas de trabalho.

E você? já trocou o seu? deixe sua opinião sobre sua experiência no final da página nos comentários.

Veja mais textos sobre SSD

Clique aqui