SSD: realmente vale a pena investir?
A anos buscamos melhorar o desempenho de nossas máquinas com pouco esforço ou investimento / gasto de dinheiro. E nos últimos anos, somente um investimento tem valido a pena: instalar um SSD.
Trabalho com TI e manutenção desde 2001 e passei por várias tecnologias: desde o uso de computadores com processadores Pentium 100 com 32MB de memórias, passando por discos ATA, Sata, SAta II e finalmente os SSDs.
Foi um passo a passo, com vários degraus de desempenho até o patamar dos discos de hoje: São lidos muito mais rapidamente do que os discos anteriores. No mínimo 10X mais rápidos!
Estes discos são muito mais rápidos do que os anteriores, mas esbarram em uma barreira: o custo do MB que você paga por tanto desempenho.
Mas vale a pena este investimento por desempenho?
Eu já montei muitos computadores e realmente, em termos de custo benefício, facilidade e retorno, o SSD tem sido o melhor investimento: melhora tanto PC quanto Notebook e precisa de poucos detalhes para ser adaptado em ambos.
O meu uso tem sido extenso e a conclusão que cheguei é de que com SSD seu computador pode ter de 3 a 10 anos de uso a mais. Além do desempenho que gera mais horas de trabalho.
E você? já trocou o seu? deixe sua opinião sobre sua experiência no final da página nos comentários.
Veja mais textos sobre SSD
Hackintosh é o nome dado ao processo de colocar o Mac Os num computador comum.
Muitos são compatíveis com o Mac Os. Outros dão um baita trabalho. Eu tentei com este por algumas vezes mas por fim desisti e comprei um mac mesmo.
O resultado é bom, mas o notebook precisa ser completamente compativel. Nunca usei um notebook com Hackintosh, mas já vi rodando em um PC Desktop. E rodava muito bem, poucos problemas.
Tanto que só o vi porque queimou uma fonte de alimentação. Sistemas Unix ou Linux dão pouco problemas. Mas no caso do mac, ele tem que ser compatível.
É possível achar na internet vários tutoriais para fazer este processo que usa suas habilidades de hacker com a de leitura e programação para ter um sistema hibrido que resolva seu problema, mesmo que momentaneamente para estudar o sistema Apple.
O famoso Hackintosh funcionou neste micro. Será que funciona no seu PC?
Quer “ver” seus arquivos de acordo com o tamanho?
Muitos usuários acabam lotando o disco do computador e não conseguem saber onde e o que está ocupando o espaço dentro do HD. Para facilitar, este utilitário mostra onde estão e quanto espaço do disco são ocupados exatamente.
Disk Inventory
Para instalar, basta ir ao site, ele é totalmente gratuito e simples de usar.Faça o download e execute a ferramenta pois ela se autoexplica e mostra exatamente onde estão guardados seus arquivos e quais pastas estão mais cheias. Bom proveito. Deixe seu comentário
http://www.derlien.com/downloads/indexhtml
Aprenda a dar um print na tela do MAc, Windows ou Linux
Muitas vezes precisamos salvar a tela par amostrar a alguém ou registrar um defeito, por exemplo. Seria como tirar uma foto da tela instantaneamente.
Essa dica também serve como tirar uma foto da tela do computador e enviar para alguém via e-mail. Alguns realmente tiram uma foto da tela com o celular e mandam.
Mas existe, desde os primórdios uma tela no teclado para tirar uma foto da tela do computador. No Linux e Windows, é mais complicadinho, mas vamos lá:
Para tirar um print screen da tela do Windows ou Linux:
- Aperte a tecla equivalente no seu teclado.
- Abra o aplicativo de imagem
- Cole a imagem através do ctrl V, clique com direito depois selecione colar ou mesmo vá em editar>Colar
Para tirar uma foto do monitor no Mac Apple:
command+shift+3: Foto da tela inteira e salva numa imagem na Mesa(Desktop), em formato PNG.
command+shift+4: Captura uma parte da tela que você selecionar com o mouse (arrastando o mesmo e soltando na área desejada e quando soltar ele automaticamente captura a tela.
command+shift+4 e depois barra de espaço: Semelhante ao anterior, o ponteiro do mouse vira uma câmera, e você pode clicar com ela em cima da janela que você quer capturar.
Todas as anteriores +ctrl: Ao invés de salvar, a imagem fica na memória e você pode colar no programa que desejar, como camada ou fundo.
alterar o formato do arquivo: Pra quem gosta de salvar em PDF os documentos, altere a opção de sistema para alterar o formato de PNG para PDF. abra o Terminal Você encontra esse programa dentro de Aplicativos / Utilitários / Terminal )e digite o comando “defaults write com.apple.screencapture type pdf” ( sem as aspas) e pressione enter. Desta forma você altera o formato do arquivo para PDF. Para voltar a PNG, basta colocar png no lugar de pdf. o pdf por png. Reinicie que já funciona.
Deixe seu recado abaixo! Visite meu canal
Os sistemas da Apple – Mac foram os primeiros a usar mouse.
Steve Jobs era a mente por tras da empresa que fabricava computadores em fundos de quintal. O problema, assim como nos dias atuais, é de como um negócio de fundo de quintal pode vender um produto sem o sistema operacional? Ou ele usaria Dos ( que foi comprado por Bill Gates) ou ele teria que criar um sistema próprio. E foi o que ele apostou. Criou o MAC Os. Tudo pensando em economizar o software.
Para também evitar a comparação que ainda existe até hoje ( Todo mundo usa Windows, não quero saber de novidades) ele pensou no seguinte: e se eu desse a eles algo nov? Então nasceu a Apple. Lembre-se que estamos falando de 1976. Não haviam facilidades e muitos concorrentes no setor de computadores pessoais.
Se ele não fizesse algo diferente e inovador, os clientes comprariam os Pcs de Bill Gates e seguiriam o movimento de manada.
A novidade seria um sistema de janelas, um mouse, um computador tudo em um ( os pcs mais antigos eram ligados em televisores e eram feitos em caixas de madeira, feios pacas). Na época um computador feito com caixa de plástico era tão revolucionário quanto os celulares de tela de vidro que respondem ao toque. Cada época com sua limitação.
E então os produtos foram desenvolvidos de forma sempre terem um nível de desenvolvimento muito mais caro para os produtos, refletindo nos preços. A decadência da Apple durante algum tempo foi ligada ao afastamento de Steve Jobs, mas imaginem só: Uma empresa de capital aberto, com uma lógica de vender mais e ganhar mais é o que todo investidor quer. Por isso investiram em produtos com pouco apelo e muita falta de qualidade. Foi o caso do video game da apple entre outros produtos lançados na década de 90. No Brasil então, os produtos eram raridades e de propriedade de quem tinha mais posses.
Quando a empresa voltou aos produtos de valor, voltou ao topo.
Hoje é uma das empresas mais valiosas do mundo. Unindo o que os investidores queriam ao estilo Jobs: Produtos que não parem de vender, com qualidade e design.
Ou seja, assim como a Microsoft, a Apple lança um leque de produtos que vão indo aos poucos evoluindo e vão ganhando seus dólares dia após dia, criando necessidades em coisas totalmente desnecessárias.
Ou o que dizer de lançar um computador colorido? ou um tocador de MP3, quando mais ninguém tem Walkmans? Pois é. São conceitos como estes, que movidos por investidores multimilionários e muito interessados em um exército de zumbis não pensantes que se dão bem nos dias atuais.
O primeiro computador da Apple que vi foi um destes ao lado.
Era lento.Tinha um sistema que não possuía anti-vírus e peças extremamente caras e proprietárias ( somente rodavam as que eram certificadas pela Apple).
Era indicado para profissionais que precisavam ter desempenho, com softwares que só rodavam nestes aparelhos. Ou mesmo para quem esbanjava dinheiro.
Hoje em dia continua uma elitização, até porque um computador com alguns anos de vida ainda custa mais de 1000 dólares. Isso se explica pela sua qualidade de construção e durabilidade.
Mas qual a diferença para um PC?
Aqui no Brasil um bom computador em 2001 era vendido por R$1200,00. Um destes poderiam valor R$ 7.500,00 – o que na época era equivalente a meio carro popular.
Atualizando para 2020, hoje um macbook custa 12mil reais e um carro popular 40mil reais. Mas ainda prefiro comprar um Mac.
Usando um sistema baseado em Unix ( outro sistema operacional arcaico da época dos anos 80) ele tinha processador e placa gráfica muito poderosos, mas era usado geralmente para textos e internet.
Mas por falar em sistemas Unix, vou falar de um sistema também baseado em Unix, mas gratuito. No próximo capitulo. Se curtiu, se inscreva e receba todas as nossas postagens.
DICAS DE MAC
Aula 03 – Tipos de sistemas operacionais existentes:
Depois que a Bios realiza seus testes e entrega o comando para o sistema operacional, temos como opção de uso as seguintes plataformas:
Windows: Sistema operacional mais usado do mundo, teve sua disseminação ajudada pela pirataria e está presente em quase 80% dos computadores pelo mundo (dados de 2014) em várias versões (Windows 7, 8, 8.1, XP e Vista). Os sistemas Windows são de propriedade da Microsoft.
Mac Os: Sistema operacional presente nos aparelhos da Apple e em alguns hackińtoshis ( Pcs montados que rodam o sistema)
Linux: Sistema voltado para nerds e fanáticos por segurança de plantão. Existem versões pagas e gratuitas.
Vou detalhar cada sistema operacional dando suas vantagens e desvantagens nos próximos testos.
Vamos ver quais as semelhanças, diferenças e vantagens? então acompanhe a próxima página.
Aprenda na Aula 01 qual a diferença entre Hardware e Software
Aula 01 – Hardware & Software
A diferença entre Hardware e software é que o primeiro você chuta, o segundo você xinga
Os termos são ingleses e podemos traduzir simplificadamente como peças e programas.
Hardware são as peças do computador ( em inglês o termo quer dizer algo como ferramentas). Podemos citar entre eles: Placa-mãe ( Motherboard), Processador, Memória, Disco Rigido ( HD, Winchester, Hard-drive), Midia óptica ( Leitor,Gravador ou regravador de CD, DVD e Blue-ray).
Outros que se encaixam como hardware – mas considerados acessórios são teclado, mouse, placas de rede e modem, impressoras e scanner´s.
Software é a parte que faz todos os anteriores se falarem. O primeiro software que você tem contato ao ligar um computador é a tela de POST, uma tela geralmente preta onde em letras brancas o computador demonstra suas configurações, efetua os primeiros testes de hardware e efetua os procedimentos de inicialização. As vezes esta tela fica escondida sob a foto ou tela do fabricante do computador.
O segundo é o sistema operacional, que a maioria conhece como Windows, Linux, ou Mac Os.
Outros tipos de software são os chamados Aplicativos, entre os mais conhecidos estão os Pacotes Office ( Pacotes de escritório), Antivírus, Jogos e comunicadores de internet e navegadores.
Ambos são importantes pois determinam a velocidade e desempenho dos computadores. Se o software estiver danificado, prejudica o desempenho do hardware e vice-versa.
Até a próxima, clique abaixo para ver mais aulas
Olá
Recentemente tive problemas com um Macbook White que ao vir a minha casa travava. Na casa do dono não dava problema. Fiquei cabreiro, achando que era macumba, maus espiritos ou duendes. Mas a explicação veio após eu desligar meu aparelho da LiveTim e meu roteador 5ghz. Ambos faziam o aparelho travar, mesmo sem estar conectado a eles.
Depois de muito pesquisar, descobri que atualizando o sistema operacional tais falhas desapareciam. Mas como atualizar sem utilizar minha própria internet?
Primeiro desativei o Wifi nos roteadores e tentei usar via fio. Continuava o erro de travar. Ai descobri que, ao desligar também o IPV6 no Macwhite, como está na figura abaixo, ele parava de travar e eu conseguia atualizar e depois voltava tudo ao normal.
Então se alguém quer saber como resolver o problema de um mac travando sozinho, basta desativar o IPV6 em todas as conexões de rede disponíveis no Mac e depois atualizar o sistema operacional para uma versão mais nova ( eu estava com a 10.6 no macwhite).
Abraços a todos!
Aprenda a colocar mais memória em seu macbook
Fazer um upgrade de memória em um macbook pode ser razoavelmente simples. Tendo as ferramentas disponíveis ou mesmo um pouco de prática, basta seguir o tutorial e realizar o upgrade.
Sim, é possível fazer upgrade de memória no macbook da apple.
Veja que o processo em si é simples, bastando ter alguns cuidados para evitar surpresas.
Tutorial de como colocar mais memória em um notebook da Apple
Vídeo para mostrar como trocar a foto de fundo do seu iPhone.
Aqui no blog tenho vários fundos, que podem ser vistos clicando aqui. Se curtir, deixe recado abaixo, assine meu canal no YOUTUBE ou me siga no TWITTER
Se inscreva no canal para ajudar ao meu trabalho se esta dica lhe ajudou.
Aprender a instalar o Mac Os no pc é complicado.
Veja como proceder neste vídeo que localizei para nos ajudar nesta jornada para colocar o Mac os num pc ou notebook.
Abaixo segue um vídeo que explica como instalar o mac os no Pc. Isso só vai funcionar se seu notebook for totalmente compatível com a Apple. CAso contrário, só dor de cabeça e perda de tempo.
Consulte nos sites especializados se é possível fazer este hackintosh para evitar perder tempo a toa. Afinal o Mac os é muito restritivo e qualquer coisa pode dar uma bela dor de cabeça.
Se quiser saber mais sobre informática, se inscreva no meu canal no YOUTUBE
Está em inglês, mas dá pra ter uma bela idéia do que deve ser feito.
abraços a todos
Aprenda a gravar arquivos em sistemas NTFS no mac
Muitas pessoas devem ficar de cabelo em pé quando tentam gravar arquivos pelo MAC em um disco formatado pelo Windows com o sistema NTFS.
A solução é simples: Instalar o SLNTFS
Esse programa é gratuito e pode ser baixado aqui.
Depois de baixar, mande instalar. Depois de instalado, basta ir em preferencia do sistema e ativar o recurso ( clique na maça, depois em PREFRENCIAS DO SISTEMA, no fim da tela em OUTROS > SL-NTFS
Com o dispositivo conectado, basta clicar na caixa de WRITE PERMISSION ara habilitar a gravação.
Muitas pessoas ainda utilizam apenas o mouse para usar o computador. Uma forma muito boa de ganhar tempo ao usar um pc é usar atalho de teclado, que geralmente poupam muito tempo em diversas atividades que temos que fazer no computador. Com isso, se percebe também quem são os iniciantes e quem já está se tornando usuário avançado. Afinal de contas, quem quer evoluir e ter melhor colocação tem que sempre saber economizar o seu tempo.
Se tiver interesse, aulas gratuitas de informática.
Claro que atalhos do teclado facilitam nossa vida, mas usar o computador com as duas mãos é a forma mais acertiva e prática de uso. afinal engenheiros pensaram nisso. Então vale a pena usar as formas mais práticas de trabalho.
============================================================
ATALHOS DO WINDOWS XP
ALGUNS UTILIZAM AQUELA TECLINHA COM DESENHO DE JANELAS ENTRE O CTRL E O ALT
============================================================
- Tecla Windows + E Abre o Windows Explorer
- Tecla Windows + F Abre a caixa de diálogo \”Pesquisar Arquivos e Pastas\”
- Tecla Windows + L Bloqueia a estação de trabalho
- Tecla Windows + M Minimiza todas as janelas abertas
- Tecla Windows + Shift + M Maximiza todas as janelas
- Tecla Windows + Pause/Break Abre a caixa de diálogo \”Propriedades do Sistema\”
- Tecla Windows + R Abre a caixa de diálogo \”Executar\”
- Tecla Windows + U Abre o \”Gerenciador de Utilitários\”
- Alt + Enter Abre janela de \”Propriedades\” para item selecionado
- Alt + Tab Abre janela para seleção dentre programas abertos
- Alt + F4 (na área de trabalho) Abre a caixa de diálogo do \”Iniciar/Desligar\” do Windows
- Ctrl + R (ou tecla F5) Atualiza a página ou janela aberta
- Ctrl + Shift + Esc Abre o Gerenciador de Tarefas do Windows
- Shift + Delete Apaga permanentemente arquivo (não envia para a \’Lixeira\’)
=============================================================
Atalhos de Teclado do Internet Explorer (versão em Português)
=============================================================
Teclas Função
- Alt + A Abre o Menu de \”Arquivo\”
- Alt + E Abre o Menu \”Ferramentas\”
- Alt + F Abre o Menu \”Favoritos\”
- Alt + N Seleciona o texto contido na barra de endereço
- Alt + U Abre o Menu \”Ajuda\”
- Alt + X Abre o Menu \”Exibir\”
- Alt + F4 (na página) Fecha o aplicativo Internet Explorer (*)
- Alt + F4 (no desktop) Abre a caixa \”Iniciar/Desligar\” do Windows (*)
- Alt + Home Abre a página cadastrada como inicial
- Alt + —› Avançar página
- Alt + ‹— ou Backspace Retornar página
- Ctrl + A Seleciona todo o conteúdo da página (*)
- Ctrl + B Abre caixa \”Organizar Favoritos\” (Bookmarks)
- Ctrl + C Copiar (*)
- Ctrl + E ou F3 Abre a barra \”Pesquisar\”
- Ctrl + F Abre a caixa \”Localizar\”
- Ctrl + H Abre a barra \”Histórico\”
- Ctrl + L ou Ctrl + O Abre a caixa \”Abrir\” (página Web, pasta ou arquivo)
- Ctrl + N Abre nova janela, na mesma URL
- Ctrl + O ou Ctrl + L Abre a caixa \”Abrir\” (página Web, pasta ou arquivo)
- Ctrl + P Imprimir a página atual ou o frame ativo, se for o caso.
- Ctrl + R ou F5 Atualizar a página (refresh)
- Ctrl + S Salvar (*)
- Ctrl + V Colar (*)
- Ctrl + W Fecha a janela em uso
- Ctrl + Enter Adiciona \”www.\” e \”.com\” a na barra de endereço
- Tab Move cursor da barra de endereço para itens na página
- Shift + Tab Move cursor no sentido inverso ao do comando precedente
- Esc Parar: interrompe o donwload de página
- Shift + F10 Abre o menu de atalho para link (equivale a clique no botão direito)
- F1 Abre o Help do Internet Explorer
- F3 ou Ctrl + E Abre a barra \”Pesquisar\”
- F4 Expande a barra de endereços e exibe URLs mais recentes digitados
- F5 ou Ctrl + R Atualizar página
- F11 Alterna modos de exibição \”norrmal\” e \”tela inteira\”
- (*) Padrão do Windows
==============================================================
ATALHOS UTILIZADOS NO WORD 2003 ( TALVEZ FUNCIONE NAS VERSÕES ANTERIORES)
==============================================================
Formatando Caracteres:
- Ctrl+D Abre caixa de diálogo de \”Formatar Fonte\”
- Ctrl+I Texto selecionado em Itálico
- Ctrl+N Texto selecionado em Negrito
- Ctrl+S Texto selecionado Sublinhado (inclusive espaços)
- Ctrl+Espaço Restaura formato padrão no texto selecionado
- Ctrl+= Texto selecionado em \’Subscrtito\’
- Ctrl+Shift++ Texto selecionado em \’Sobrescrtito\’
- Ctrl+Shift+> Aumenta 1 ponto no tamanho do fonte do texto selecionado
- Ctrl+] Idem
- Ctrl+Shift+< Diminui 1 ponto no tamanho do fonte do texto selecionado
- Ctrl+[ Idem
- Ctrl+Shift+A Passa texto selecionado para Maiúsculas
- Ctrl+Shift+C Copia o formato do texto selecionado
- Ctrl+Shift+F Altera o fonte do texto selecionado
- Ctrl+Shift+H Oculta o texto selecionado
- Ctrl+Shift+K Texto selecionado em versalete
- Ctrl+Shift+P Altera o tamanho do fonte do texto selecionado
- Ctrl+Shift+Q Substitui fontes do texto selecionado por \’símbolos\’
- Ctrl+Shift+V Aplica o formato previamente copiado ao texto selecionado
- Ctrl+Shift+W Sublinha apenas as palavras (espaços não)
- Shift+F3 Altera o fonte do texto selecionaco (abc > Abc > ABC)
Formatando Textos:
- Ctrl+E Centraliza parágrafo
- Ctrl+J Justifica parágrafo
- Ctrl+M Aumenta recuo da margem
- Ctrl+Q Remove formatação do parágrafo
- Ctrl+T Seleciona todo o texto do documento
- Ctrl+0 Insere linha antes do parágrafo
- Ctrl+1 Aplica espaço 1 entre linhas
- Ctrl+2 Aplica espaço 2 entre linhas
- Ctrl+5 Aplica espaço 1,5 entre linhas
- Ctrl+Enter Insere quebra de página
- Ctrl+Shift+Enter Insere quebra de seção
- Shift+Enter Insere quebra de linha
- Ctrl+Hífen Insere hífen oculto para quebra em fim de linha
- Ctrl+Shift+Hífen Insere hífen visível que não permite quebra em fim de linha
- Ctrl+Shift+Espaço Insere espaço que não permite quebra em fim de linha
- Copiando, excluindo ou movendo texto:
- Ctrl+C Copia para o \’clipboard\’ o texto selecionado
- Ctrl+V Cola conteúdo do \’clipboard\’ no ponto de inserção
- Ctrl+X Remove para o \’clipboard\’ o texto selecionado
- F2 Move texto selecionado para o ponto de inserção, ao clicar-se o \”Enter\”
- Shift+F2 Copia texto selecionado para o ponto de inserção, ao clicar-se o \”Enter\”
Caracteres especiais:
- Ctrl+Alt+- Insere traço longo (use o \”-\” do teclado numérico)
- Ctrl+- Insere traço curto (use o \”-\” do teclado numérico)
- Ctrl+Alt+C Insere símbolo de \’copyright\’
- Ctrl+Alt+R Insere símbolo de \’marca registrada\’
- Ctrl+Alt+ponto Insere reticências
Trabalhando com arquivos:
- Ctrl+A Abre caixa de diálogo de \”Abrir arquivo\”
- Ctrl+B Salva o arquivo presente
- Shift+F12 Idem
- F12 Abre caixa de diálogo de \”Salvar como\”
- Ctrl+O Abre novo arquivo
- Ctrl+P Imprime arquivo
- Ctrl+W Fecha arquivo presente
Funções especiais:
- Alt+Ctrl+S Divide janela de edição em 2 painéis
- Alt+Shift+C Remove a divisão da janela
- Ctrl+L Abre caixa de diálogo \”Localizar\”
- Ctrl+U Abre caixa de diálogo \”Substituir\”
- Ctrl+Y Abre caixa de diálogo \”Ir Para\”
- F5 Idem
- F4 Repete a última ação
- Ctrl+Z Desfaz a última ação
- Shift+F4 Repete última ação na caixa de diálogo \”Localizar, Substituir, Ir Para\”
- Shift+F5 Move o ponto de inserção para a última alteração
- F7 Abre caixa de diálogo de \”Verificar Ortografia\”
- Shift+F7 Abre caixa de diálogo do \”Dicionário de Sinônimos\”