Close
Skip to content

Veja aqui qual o melhor modelo a escolher de pc, notebook ou tablet.

Constantemente as pessoas me perguntam: Luciano, qual o melhor modelo de computador? Pesquisam pois querem comprar o que houver de melhor para seu bolso e seu uso. Mas é justamente ai que eu entro com outra pergunta: Pra que vc vai usa-lo??

As pessoas podem achar que é bobagem, mas o tipo de computador ou dispositivo vai de encontro ao que você vai ter de uso para  ele. Não necessariamente o computador indicado ao seu pai vai ser o melhor indicado a sua mãe, seu tio ou seu vizinho. Mas como identificar qual o melhor? Vamos lá!

DESKTOP – Pc de mesa

Os preços dos PC´s de mesa caiu muito de preço nos últimos 2 anos ( lembrando que estou escrevendo em maio/2011). Devido a este motivo o desktop vai ser o mais barato meio de se ter um computador.

Indicação: Pessoas que querem computadores mais baratos e com maior desempenho (dependendo do modelo)

Pros

Baixo preço

Possibiidade de monitor maior

Menor custo de manutenção de hardware

Possibilidades maiores de upgrade

Contras

Espaço físico utilizado.

Ausencia de no-break

Fios

Notebooks

São portateis, tem tudo incluso e são realmente PC ( Personal Computer ou computador pessoal) pois dificilmente vc vai compartilhar o uso do computador com mais pessoas.

Indicação: Pessoas que querem mobilidade e menos problemas.

Prós

Manutenção menor – pois as peças são feitas para durar mais.

Uso individualizado diminui falhas causadas por outras pessoas

No-break incluso  (bateria)

Mobilidade

Menor uso de espaço

Contra

Upgrade mais restrito ( podemos trocar somente memória, hd e processador as vezes)

Fragilidade em caso de queda

Produtos ficam mais defasados rapidamente

Baixo desempenho em geral

Peças mais caras para troca

Netbooks

São indicados inicialmente para substituir lapis e canetas. Eram os famosos notebooks de 100 dolares. Com a inviabilidade do projeto, foram adaptados as necessidades do mercado e ganharam um filão entre nos desktops e os notebooks. Geralmente não possuem drives de leitura de DVD incorporados e são os computadores mais básicos do mundo.

Na atual resolução, são bons companheiros para a escola, faculdade,  ou até mesmo o trabalho, sempre lembrando que o desempenho de vídeo e processamento são baixos.

Ultrabooks

São inspirados no MacBook Air, todos finos, com discos ultra-rápidos e com bateria de longa duração. Tem as mesmas caracteristicas de um notebook, com peças mais leves, menores e rápidas.