Close
Skip to content

Aprenda na Aula 01 qual a diferença entre Hardware e Software

Aula 01 – Hardware & Software

A diferença entre Hardware e software é que o primeiro você chuta, o segundo você xinga

Os termos são ingleses e podemos traduzir simplificadamente como peças e programas.

Hardware são as peças do computador ( em inglês o termo quer dizer algo como ferramentas). Podemos citar entre eles: Placa-mãe ( Motherboard), Processador, Memória, Disco Rigido ( HD, Winchester, Hard-drive), Midia óptica ( Leitor,Gravador ou regravador de CD, DVD e Blue-ray).

Outros que se encaixam como hardware – mas considerados acessórios são teclado, mouse, placas de rede e modem, impressoras e scanner´s.

Software é a parte que faz todos os anteriores se falarem. O primeiro software que você tem contato ao ligar um computador é a tela de POST, uma tela geralmente preta onde em letras brancas o computador demonstra suas configurações, efetua os primeiros testes de hardware e efetua os procedimentos de inicialização. As vezes esta tela fica escondida sob a foto ou tela do fabricante do computador.

O segundo é o sistema operacional, que a maioria conhece como Windows, Linux, ou Mac Os.

Outros tipos de software são os chamados Aplicativos, entre os mais conhecidos estão os Pacotes Office ( Pacotes de escritório), Antivírus, Jogos e comunicadores de internet e navegadores.

Ambos são importantes pois determinam a velocidade e desempenho dos computadores. Se o software estiver danificado, prejudica o desempenho do hardware e vice-versa.

Até a próxima, clique abaixo para ver mais aulas