Close
Skip to content

Aula 2: Como um computador funciona:

Como estou lidando com manutenção de micros e notebooks, irei dar informações diretas e não explicações técnicas chatas e quase incompreensíveis a leigos. Espero que me permitam esta atitude.

Para que um computador ( ou notebook ) ligue, são necessários 4 itens funcionando: Fonte de alimentação, Placa-mãe (motherboard) , processador e memória.

Tendo estes itens funcionado, o computador liga. Se houver erro em qualquer um deles o computador não liga. Portanto o primeiro teste para saber se um computador que não liga tem um defeito de hardware é necessário ter certeza de que a fonte de alimentação está funcionando.

Passado o teste e comprovado que a fonte está funcionando, você deve passar a verificar processador e memórias.

Infelizmente, não existem ferramentas de teste de hardware. Antigamente tinhamos testadores de sistema ( placas que eram conectadas a um slot da placa mãe – PCI ou Isa e diziam o que estava com defeito através de códigos que eram exibidos via letras ou simbolos em paineis leds como os de máquinas de calcular). Mas tais facilidades eram caras e não eram compatíveis com algumas modelos de placas. E aparentemente é isso que a indústria prefere que seja feito: Compre uma peça e substitua. Ou simplesmente compre um computador novo e substitua tudo.

Isso não se resume a manutenção de computadores, isto ocorre com as impressoras (hoje em dia é quase improvável que alguém opte por consertar uma impressora em detrimento a comprar uma nova, já que os orçamentos em 90% ultrapassam o valor de um produto novo) e que ocorre no setor automobilistico ( 0 famoso trocador de peças substituiu o mecânico de verdade). Infelizmente a indústria esquece que os recursos naturais são finitos e o lixo produzido pelo descarte de sucatas de informática é  geralmente tóxico e altamente poluente.

No caso de processadores, tenho uma pilha de diferentes modelos disponíveis aqui no escritório. Mas com o passar do tempo, os formatos foram sendo mudados quase que na velocidade das estações do ano, forçando o técnico a ter muitos tipos diferentes de peças e o pior, quando dá problema você não encontra a peça para realizar a substituição pois ela é, muitas vezes, mais cara do que um kit Placa-mãe + processador + memória.

Tendo em vista estes fatores, ao encontrar um computador ou notebook com defeito em placa-mãe, o mais indicado e justo, no meu ponto de vista, é ofertar um computador ou notebook novo ao cliente.

Até a próxima.