Close
Skip to content

Vírus do facebook usa inocencia do usuário

Utilizadores do Facebook têm indicado na rede social que foram alvo de um vírus recebido através de uma notificação que lhes chegou nos últimos dois dias.

A pegadinha consiste em marcar uma pessoa na foto ou vídeo de outro conhecido e fazer com que o primeiro clique para assistir. Ao abrir o post, o vírus propaga-se através do Facebook.

No post infectado aparece uma mensagem a indicar algo semelhante com “Maria partilhou uma ligação – com Pedro e outras 19 pessoas”. Como surgem identificados na publicação juntamente com amigos no Facebook, a tendência de alguns utilizadores foi clicar no post que deu acesso ou a uma mensagem ou a um vídeo de conteúdo pornográfico com malware (software malicioso).

Além do vírus publicar mensagens na timeline dos usuários, entra no Messenger e manda links contaminados. Alguns usuários afirmam que uma página identificada como s3-us-west-2.amazonaws.com está publicando conteúdos em seu nome no Facebook.

Quem foi afetado pelo vírus Amazonaws deve denunciar o caso ao Facebook e seguir os passos indicados na página Centro de Ajuda. Nesta página, o utilizador pode consultar o seu registro de atividade, acessível através do ícone que surge no canto superior direito da página do Facebook, e apagar todas as ações indesejadas.

Deve ainda verificar os jogos e aplicações instalados e eliminar tudo aquilo em que não confia. Em seguida, é aconselhado a consultar o histórico de acessos para ver se existem acessos suspeitos. O Facebook aconselha ainda a instalar e a executar um software antivírus.