Close
Skip to content

Vamos falar sobre a internet, desta vez a 3G.

Muita Gente acredita que internet 3G pode substituir a internet residencial. MAS, TODAVIA, PORÉM, CONTUDO, temos que fazer uma observação: Internet para ser considerada banda larga tem que ter 2MB de velocidade. Algo que as 3g atingem, mas o limite de download faz com que a média de velocidade seja reduzida a bem menos que isso.

Por isso não indico que uma pessoa substitua sua internet residencial ( virtua, speedy, ajato) por uma 3g. Somado a falta de velocidade, temos as sombras de sinal.

Sombras de sinal são locais onde as antenas não conseguem “refletir”o sinal. Ao contrário do que as pessoas acham, não são locais longiquos e sim locais com muitos obstáculos, sejam ele uma montanha, um prédio ou uma parede. Isso mesmo. Uma parede.

Já presenciei casos onde a internet funciona em um determinado ponto do apartamento e a dois passos ao lado ele não pega. Tenho vivenciado isso em muitos locais agora que tenho um iPhone com 3g da Tim. Em Moema, na Mooca, na Vl Olimpia ou no Brooklin, especificadamente no meu quarto, a internet 3g mal funciona – isso quando o celular nao fica sem sinal. Podem achar que é a Tim, mas todas as operadoras tem problemas de sinal.

São Paulo é muito grande e tem poucos locais disponíveis para construção de torres de transmissão.

A Solução e a colocação de antenas sobre os prédios, mas isso também é problematico devido ao alto custo de aluguel destes locais, da falta de angulo para distribuição de sinal e também porque enquanto a operadora não tem clientes suficientes ela não investe em determinado local.

Então a recomendação que faço é que você consulte algum amigo que tenha contratado o serviço e pedir para que ele traga para um teste no local onde vai ser usado. Pois se você comprar no shopping e chegar em casa e não funcionar, 99% de chance de falarem que a culpa é de seu computador, sua tela, seu periquito ou seu cachorro.. mas nunca da falta de qualidade do produto.